quarta-feira, 29 de setembro de 2010

NIGRA SUM

"Dark Am I, Yet Lovely" (Nigra Sum Sed Formosa")

Verdade que certas coisas na vida por serem tão belas, emocionantes e artisticamente transcendentes não têm preço. Um desses raros momentos musicais, para mim, foi ouvir "Nigra Sum", de Pablo Casals, com os Pueri Cantores della Cappella Sistina.

Este post se tornaria talvez chato e pesado se eu tentasse explicar a letra, principalmente no que se refere ao "Negra sou, porém formosa", inscrição comum em imagens de Maria negra espalhadas pelo mundo que, aliás, considerando a região geográfica onde ela nasceu e viveu, faz mais sentido que a Maria branca, loira, de olhos azuis. Quem tem a mente aberta e se interessar, pode pesquisar e estudar o texto bíblico em Latim disponível neste link. Depois, se vasculhar a Internet, encontrará desde protestos racistas até análises profundas e equilibradas sobre a origem, adaptação e significado de tão belo "cântico dos cânticos".

Transcrevo abaixo a forma que consta na partitura de Pablo Casals, com tradução livre e básica para o Português.

Nigra sum, sed formosa, filiae Jerusalem.
(Negra sou, porém formosa, filhas de Jerusalém.)
Ideo dilexit me rex et introduxit me in cubiculum suum et dixit mihi:
(O rei se alegrou em mim e me conduziu nas suas câmeras e me disse:)
Surge et veni, amica mea.
(Levanta e vem, formosa minha.)
Jam hiems transiit imber abiit et recessit.
(O inverno já passou e a chuva acabou.)
Flores apparuerunt in terra nostra,
(Flores aparecem na nossa terra)
Tempus putationis advenit.
(E o tempo de renovação é chegado.)
Aleluia!

No video certas partes da letra são repetidas quando cantadas. Precisa um pouco de atenção para não se perder ao tentar acompanhar texto e canto. A música inicia em torno dos 05:20 minutos. Quem quiser ir direto ao ponto, basta apertar "play" e "pause", esperar carregar e correr o cursor até o tempo indicado.

O segundo garoto na primeira fila, da direita para a esquerda de quem assiste, é "meu filho amado em quem me comprazo", responsável, com os colegas de naipe, pelos agudos.


Para todas as outras coisas da vida existe o cartão de crédito.

2 comentários:

  1. Parabéns Ferrari!!!

    Fico feliz em ver o seu filho em um Coro tão importante para a música mundial.

    Que coisa BOA!

    Isak Lucena

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que lindo post!

    Em 2009 eu estive em Roma quase 1 mês, fazendo estágio no coro da Cappella Sistina: uma experiência única!
    Na época, as crianças estavam lendo o Nigra Sum. Fico muito feliz em poder assistir este video!
    Em 2010, encontrei com o Marcos aqui em São Paulo, no meio da Rua São Bento: um achado! E na ocasião, ele me deu um cd que recém tinha gravado com os meninos num concerto de 2009: muito lindo!

    Acredito que trabalho mais detalhado que o do Marcos não existe!

    Uma boma semana para você!
    Rodolfo Jonasson

    ResponderExcluir