terça-feira, 5 de outubro de 2010

MARINA, VOCÊ SE PINTOU!

O formato da cabeça não nega: cearense. Marina Silva, vivida e criada na floresta amazônica, pobre e analfabeta boa parte da vida.

Admiro a inteligência e onde conseguiu chegar essa mulher em um país de poucas oportunidades.

Assisti pelo YouTube, completo, mas em fatias, o último debate entre os candidatos. Não entrando no mérito do programa de governo de cada um, que é o que de fato interessa e importa, Marina tem carisma e boa oratória, ao contrário da candidata do governo que apresenta séria dificuldade em sincronizar pensamento e palavra. O candidato da Avenida Paulista fala bem o velho discurso de sempre. Não é novidade.

Não pretendo tratar aqui da pessoa pública e da candidata que bagunçou as eleições 2010, mas de uma história que ela contou já como seguidora do protestantismo. No video abaixo, o relato de como, no passado, os vitrais e afrescos das igrejas e catedrais serviam, como gibis, para evangelizar pessoas que não sabiam ler. Entre eles, os da Cappella Sistina. Continuo depois.


Algumas pessoas consideram a protagonista fundamentalista e fanática religiosa. Quem pesquisar no YouTube vai encontrar videos como este acusando a então Senadora de ter engavetado um projeto dos irmãos de seita que obrigava toda biblioteca pública a ter um exemplar da Bíblia, pois, segundo ela, contrária ao projeto, todas as religiões têm o mesmo direito.

No meu modesto e insignificante ponto de vista, tal projeto poderia ser melhorado e ampliado, mas a Bíblia seria mesmo importante em todas as bibliotecas não somente pelo caráter religioso, mas por ter sido o primeiro livro impresso por Gutenberg. Isso faz parte da história da civilização.

Página da Bíbla de Gutenberg
O primeiro livro impresso.

Além do mais, a palavra Bíblia tem relacionamento direto com a palavra Biblioteca: conjunto de livros.

Vamos adiante.

Acho absolutamente linda a Catedral de Fortaleza. Dentro, durante a noite é estranha, mas durante o dia, com aquele sol cearense que brilha o ano todo, ela é totalmente iluminada e decorada exclusivamente pelos vitrais. Fiz algumas fotos de quando meus Corais ali cantavam. Infelizmente a minha máquina fotográfica, na época, não era boa como a que tenho hoje, mas dá uma idéia.

Catedral de Fortaleza, CE - Brasil

Nave vista do local do Coro

Altar

Local do Coro

 Local do Coro

Vitrais no local do Coro da Catedral de Fortaleza

Agora, algumas fotos com os "quadrinhos" de Michelangelo, na Cappella Sistina, que ajudaram a então analfabeta garota da floresta a conhecer a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse.

Local do Coro na Cappella Sistina.
Meu filho, na fila do meio, é o 3° da D/E de quem vê a foto.

Os nomes importantes de quem cantou e atuou aqui
estão registrados nos livros de História da Música.

Gênesis: A criação de Adão

Apocalipse: Juízo Final

Legal, né? Hoje é fácil fazer disso tudo uma Geni, aquela do Chico Buarque, mas foram esses mais de 2000 anos de história, permeados de sangue, pecado, horror e santidade que permitiram chegar aos dias de hoje a Bíblia e o que ainda resta do que se costuma chamar "cristianismo".

Os Templários e Felipe, o Belo, que dariam um pouco mais de assunto aqui, deixo para depois, afinal, este post foi para Marina, que, embora acolhida e nutrida por freiras no passado, hoje é nutrida e nutre pastores; embora alfabetizada pelos militares (MOBRAL), atuou no PT (ninguém é perfeito, tudo é relativo e talvez por ser o avesso do avesso ela seja o que é),  se pintou bem no cenário politico brasileiro. Se não carregar muito na maquiagem e continuar dosando Maquiavel, no futuro, sou crente que chegará lá!

Enquanto isso, o Brasil decidiu, no 1° turno, que uma das reprises de 8 anos do PT ou PSDB "vale a pena ver de novo" e terá que escolher uma delas, no 2° turno, para os próximos 4 anos que, desejo de coração, sejam afinados e harmoniosos para todo o povo brasileiro.

4 comentários:

  1. É, querido, Marina tem uma postura de rainha. E não é p´ra menos, pois ela lutou contra o analfabetismo, a intoxicação de mercúrio, a discriminação com a mulher... E recentemente, perdeu a maioria das batalhas num governo que só a humilhou...

    ResponderExcluir
  2. Marina tem vida de filme, está num partido que de verde só tem o nome e se impôs com seu jeito contido e longe das vermelhidões. Seus vinte milhões de votos significam a busca por uma terceira via. Ela é muito popular entre os universitários e os descrentes do PT e os que já sentiram que não vão a lugar algum somente como bordão "contra burgês, vote dezesseis".
    O Brasil é consevador, meu caro. E já experimetou mudanças salvacionistas com resultados terríveis: Jânio acabou gerando uma ditadura e Collor, um confisco na poupança e uma inflação que quase destrói a economia do país.
    Espero que Marina conserte o partido dela, para que possa crescer de verdade.
    Abraço, Ana

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa sobre os teus "restos de cristianismo":
    A paróquia daqui faz procissão de santo todo mês, quinzena ou semana. Com direito a beatas desafinadas num carro-som.
    Um dia destes teve semana missionária. Estávamos em plena campanha eleitoral, e havia uma zoeira na rua de jingles de candidaturas (Vou votar/Zeca Pirão ou Vote Edmilson...) quando apareceu aquele enorme carro-som com uma mulher gritando: "Jesus! Jesus é o salvador!" A cacofonia ficou divertidíssima: "Jatene 45!" "Viva Jesus Cristo" "Acelera com Ana Júlia" "Jesus é o salvador!" - e assim por diante...
    As pessoas olhavam boquiabertas... acho que ninguém se converteu.

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana, obrigado por comentar meu texto. Me senti honrado e feliz! Eu tb não creio em salvadores da pátria, mas tenho pavor dos destruidores dela. Bjo!

    ResponderExcluir