domingo, 24 de fevereiro de 2008

O DETALHE

Aos meus coralistas, na esperança de que jamais, a cada um, possa escapar o mínimo detalhe de uma obra musical.
Comentário sobre a “Messe de Notre Dame” (Machaut).
“(...) Quero mencionar que são os detalhes que fazem a beleza da arte, por isso a música, a escultura e as demais artes se tornam tão importantes. É o conjunto de detalhes que fazem dessa missa uma pérola, e o mesmo acontece com as demais obras artísticas. Veja uma escultura do barroco, são os detalhes dessa arte que fazem a beleza dos trabalhos. Uma certa vez Michele Angelo estava preocupado com um detalhe em uma de suas esculturas, e aí um transeunte chegou a ele e falou, "... senhor porquê o senhor está tão preocupado com esse detalhe? Afinal nesse local ninguém vai ver, e mesmo que veja, para mim tudo está perfeito..." Aí o artista respondeu: "... caro senhor, para o senhor este detalhe pode não ter a menor importância, mas posso lhe assegurar que para mim este detalhe é crucial para a conclusão desta obra... e mais ninguém sabe como poderia ser, mas eu e Deus sabemos como eu deveria ter feito e se o não fiz minha consciência exigirá que eu termine esta obra nos mínimos detalhes". Só para mostrar que os detalhes são mais importantes do que se imagina. Se observarmos, por exemplo a quinta sinfonia de Beethoven, o pequeno detalhes formado por quatro notas faz surgir uma das mais importantes obras de arte do compositor. São os detalhes que fazem a diferença.” (Maestro Emanuel Martinez).
"Debussy era um artífice imensamente hábil e consciencioso. Levou dez anos escrevendo e reescrevendo até ao último instante sua única ópera, 'Pelléas et Mélisande'. Corre uma história de que quando Gatti-Casazza, diretor-geral do Metropolitan Opera de Nova York, foi a Paris depois do sucesso de Pelléas na esperança de obter os direitos de sua nova ópera, Debussy lhe disse que ainda estava na fase do planejamento.
- Eu posso esperar dois ou três meses - declarou Gatti.
- Dois ou três meses? - exclamou Debussy - Esse tempo eu levo para me decidir entre dois acordes!" (Grandes Mestres da Música)
Quando fiz "master class" de Piano com Arnaldo Cohen, ele disse que ficava horas tentando obter o som perfeito de uma única nota de uma peça musical ao piano.
Que busquemos apurar nossas vozes e ouvidos para que a cor e o detalhe sejam características inexoráveis do nosso coral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário