sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MASCARADOS

"Ogni uomo mente, ma dategli una maschera e sarà sincero." (O. Wilde)
"Todo homem mente, mas dê a ele uma máscara e será sincero."


Pela manhã, quando saio de casa, escuto no carro a Radio Classica Milano Finanza. Foi nela que ouvi a frase no início do texto.

Está chegando o Carnaval, tempo de máscaras e mascarados. Das que vi em Veneza, as que mais gostei foram aquelas com motivos musicais, como na foto acima.

Em Amadeus, o filme, é interessante o papel das máscaras usadas por Salieri.

Sempre evitei fazer uso delas, mas acho que pago alto preço por usar menos do que recomenda a civilização. Quando sinto que me sufocam, arranco e acabo sendo sincero com a cara limpa. Pronto! Pago e volto a respirar aliviado...

Existem mascarados difíceis de reconhecer. Já outros deixam a máscara cair rapidinho. Os mais chatos são os mascarados virtuais.

O tema é interessante e poderia alongar com o confessionário da Igreja Católica, a Psicanálise etc., mas, é Carnaval!!! Viva a festa! Viva o Rio! Viva Veneza! Viva o Mascarado Fobó!

Assim é definida a palavra "Follia" no Dizionario Italiano Online: demenza, perdita delle facoltà psichiche; atto, discorso degno di un folle. Diferente do sentido em Português, porém, para mim define melhor o reino de Momo. Um pouco de atenção, então, quando a "follia" virar cinza na Quarta-Feira. Podem ir pelo ralo Pierrot e Colombina.

Nota: Carvanal não é feriado e a festa dura apenas 3 dias na Itália. Isso explica, talvez, a pequena diferença entre Veneza e Salvador?

Na volta para casa, no final do dia, escuto a Radio Rock.

PAULEIRA E FELIZ CARNAVAL!

2 comentários:

  1. - Quem é você, diga logo...
    - Que eu quero saber...
    Mas é Carnaval! Não me diga mais quem é você!
    Amanhã tudo volta ao normal.
    Deixa a festa acabar, deixa o barco correr,
    Deixa o dia raiar que hoje eu sou
    Da maneira que você me quer.
    O que você pedir eu lhe dou,
    Seja você quem for, seja o que Deus quiser!
    Seja você quem for, seja o que Deus quiser!

    ResponderExcluir
  2. É amigo, carnaval aqui no Brasil tem sido assim no carnaval: "O que você pedir eu lhe dou" e as consequências (seja o que Deus quiser!) irresponsavelmente desatrosas, simplesmente o que Deus não quer.
    Carnaval aqui é sinônimo de bebedeira e sexo para a grandíssima maioria.
    Parece que aí é diferente, não?
    Abraço a toda família.

    ResponderExcluir