segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MEMUS

MEMÓRIA MUSICAL - MEMUS

Este é o nome de um joguinho que inventei para meus alunos. A primeira versão era em papelão desenhado com caneta colorida e se jogava na mesa ou no chão. Depois, tentei passar para computador e consegui apenas o primeiro nível. No total são 7 níveis: Clave de Sol, 2 Claves de Fá e as 4 Claves de Dó.

Gosto muito de informática, mas meu conhecimento de programação é limitado. Tentei encontrar quem soubesse mais do eu e pudesse encarar o joguinho como um projeto de criação, mas eu morava no Brasil. Talvez na américa de cima eu tivesse até, quem sabe, ganhado um dinheirinho. Tudo bem. Digamos que a alegria da molecada jogando e aprendendo tenha compesado o esforço. Filantropia... ufa!

Funciona assim:

1. 20 cartas na tela, sendo 10 pares:

2. Os pares apresentados aos jogadores:

3. Cartas embaralhadas:

4. Par correto:

5. Par errado:
 

6. Manual de Instrução:
 

Detalhe: Cada carta de uma nota na Clave de Sol, quando virada, emite, com som de Piano, a nota correspondente, afinada com diapasão A=440Hz.

A idéia era que, após a Clave de Sol, os jogadores pudessem ir acrescentando as demais Claves, até chegar ao último nível. Cada Clave teria uma cor diferente e as cartas com o nome das notas teriam, no canto superior, o desenho da clave com qual fariam par.

10 anos de Conservatório me incetivaram a procurar caminhos para uma educação musical divertida, afinal, da turma de 40 alunos da qual fiz parte, só dois terminaram o curso. O MEMUS foi uma dessas tentativas. Ainda está no meu computador. O arquivo é leve. Quem quiser, basta pedir. GRÁTIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário