domingo, 12 de junho de 2011

MATUTANDO


Melhor período do ano! Festas juninas e clima maravilhoso!

No Brasil, hoje, é Dia dos Namorados! Parabéns ao Chico Bento e Rosinha!

Pensando neles, lembrei do meu avô materno, Andrade (o lado genuinamente brasileiro da família), que quando avistava algumas figuras em arraial de Junho comentava discretamente: "Mas olha lá o 'Fulano' fantasiado dele mesmo!" Sempre que minha mãe conta isso, imagino a cena e não contenho o riso.

Um ilustre político, cujo cabelo azul-higienópolis, a boca e a cor da pele não escondem o pé na senzala, quando Presidente, declarou que brasileiro é caipira. Até certo ponto, tem razão. Falta avisar a turma dele.

Quando meu filho ingressou no Coro Cappella Sistina, entre muitas matérias publicadas no Brasil, uma da Revista VEJA, Edição 2091, 17/12/2008, tinha como título: LATIM COM SOTAQUE. Como assim? Ah, ele nasceu em Fortaleza! É cearense! Se tivesse nascido em Pindamonhangaba teria um Latim perfeito e sem sotaque? Classificado na reportagem como Barítono, é possível imaginar o/a Jeca-Tatu que escreveu o texto. De quando tal revista troca fatos pelos pensamentos de quem nela manda, como boa parte do PIG, o lugar é um só: lixo!

Não me irrita o fato de ser caipira, caboclo, matuto, deslumbrado, enfim. Como bom brasileiro, sou, somos (meus filhos) e tudo bem! Problema nenhum. Agora, a turma lá de baixo que fala "murango", "culégio", "acadimia", "tiatro", "porrrrrrrrrrrta", "um chops e dois pastel" querer ser melhor que a turma lá de cima, que fala "prua", "pupa", "ilharga", é brincadeira, né? A farinha é do mesmo saco Brasil, onde se pode falar do jeito que quiser, pois nada mais é errado nem certo (vai nessa!).

Vamos dançar quadrilha, comer cocada e tomar munguzá! Estou chegando com a minha turma! Vou aproveitar meu país feliz que, pelo andar da carruagem, por muitos e longos anos ainda será celeiro do mundo! Uma imensa fazenda na qual sou apenas um matuto (sem fantasia).

2 comentários:

  1. aêêê!!! está vindo mesmo!? que coisa boa!!! nossa casa está de portas abertas!! beijo grande!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ferrari

    Fiquei encantada com seu blog e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Venha participar do SORTEIO DE UMA JOIA, criada pela designer Eliana Colognese, caso ainda nao esteja participando.

    Bjoooooooooo............
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir