domingo, 3 de abril de 2011

SENTINELA DA AMAZÔNIA

Mais um post para minha querida Óbidos, Pará, Brasil! A inspiração para cometer o texto que segue chegou quando, ouvindo meu arranjo, lembrei o começo do Hino da cidade: Sentinela que guarda a riqueza... Lindo mesmo! Mas... Ops! Onde está a sentinela? Onde está a riqueza?

A proporção entre títulos e renda não é muito boa. Abundam aqueles (sentinela, presépio etc.) e esta nem tanto. Mais ou menos meu caso. Logo, o bom senso recomenda não seguir escrevendo. "Porventura pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no buraco?" (Lucas, 6,39). "Ninguém é profeta na própria terra." (Marcos 6,4). Porém, gostei muito do que li sobre a Mamangava, que eu nem sabia que existia, mas pesquisei e virei fã. É uma espécie de abelha.


"Segundo as leis da aerodinâmica, a mamangava deveria ser incapaz de voar. Por causa do tamanho, do peso e da forma do corpo em relação à envergadura total das suas asas, voar para ela é cientificamente impossível. Mas, como ignora as leis da física, a mamangava, de qualquer jeito, vai em frente e voa..." John Maxwell

Sou músico. Bom senso nem sempre me ditou estrada e, até aqui, paguei pelos meus erros, tolices e babaquices com dinheiro do meu parco talento e minha própria pele. Assim, como a mamangava, vou em frente...

A cidade tem carnaval. A festa oficial tem um nome enoooorme! 4 sílabas, sendo 3 com 3 letras em um total de 11. Sendo carnaval a festa da carne e o nativo chupa-osso, seria mais divertido Carnavosso, afinal, depois dos 7 dias (e noites!), poucos continuarão comendo filé e muitos chupando osso. Viva o Mascarado Fobó (desse eu gosto)!

Juazeiro, lá no Ceará, tem uma imensa estátua do Padre Cícero. Não vou entrar no mérito da idolatria e do fato que a Igreja não reconhece a santidade do "Padim", mas permite a romaria. Coisas humanas. O importante é que a estátua movimenta a cidade.

Canindé. Está na Wikipedia: Possui o maior monumento religioso do mundo. Ei, não estou falando de Rio de Janeiro, Nova York ou Roma! É lá no (ainda) pobre sertão cearense!!!


Aqui entre nós, que ninguém nos leia, meus filhos são cearenses e tenho queridíssimos amigos em todo o Ceará, mas, para "maior do mundo", esse monumento religioso merecia um acabamento melhor. De perto, parece que foi esculpido com um machado. Tudo bem. Estive em Assis, na Itália, e visitei tudo relativo ao Santo que considero um dos maiores exemplos do cristianismo. Viva $ão Francisco (que movimenta Canindé e Assis)!

A Sentinela tem a Serra da Escama. De lá é possível ver a parte mais estreita do - esse sim - maior rio do mundo! Mas quando será que a cidade vai dar conta disso?

Encontrei esta foto na Internet:


Parece que é em Israel. Não importa.

Lá em cima daquela Serra... tem uma arara loura. Fala arara loura! (repetir rápido, 3 vezes, sem errar) Conseguiu? Go ahead!

É meu Diário... por favor...

Lá em cima daquela Serra, devidamente recuperado o material que restou do passado e conta importante período da história do país, livre da degradação e do abandono dos dias atuais, uma gigantesca estátua de sentinela (não precisa ser a maior do mundo - já encheu o saco!) com um espaço em torno, espécie de mirante com bares, quiosques, comidas, música ao vivo, dança de carimbó, binóculos e lunetas para admirar o estreito do rio nesse vale imenso sem par, pousadas e, mais importante, fácil acesso por trilha ou estrada. Gringo, quando visita a África e a Amazônia, adora ser picado por carapanã, cobra, aranha etc. Ainda paga! Na boa.

Não precisa muito dinheiro público para isso. A iniciativa privada, se perceber que pode faturar, investe rapidinho!

Alto, Sentinela da Amazônia! Sentido! Atenção! Torna ao teu importante posto ou talvez, em breve, veremos oficialmente este cartaz:

Um comentário:

  1. Boa noite Ferrari Jr. muito bem regido seu artigo, falando em sua língua...achei interessante e gostaria que me autorizasse em postar em nosso site www.obidense.com.br caso concorde meu e-mail: redacao@obidos.com.br

    Walmir Ferreira

    ResponderExcluir