sábado, 13 de novembro de 2010

ATÉ TU, BRUTUS?

Tu quoque, Brute, fili mi!? (Latim)
Anche tu, Bruto, figlio mio!? (Italiano)
Até tu, Brutus, meu filho!?

A livraria La Feltrinelli, no Largo Argentina, em Roma, é a minha favorita. Nos 3 andares dela passo meu intervalo do almoço durante a semana e a manhã de sábado enquanto espero meu filho que frequenta a Schola Puerorum della Cappella Musicale Pontificia Sistina, localizada exatamente na rua que passa atrás do Teatro Argentina, distante poucos passos da Piazza Navona e da Embaixada do Brasil.


Poucos turistas e até mesmo romanos sabem, mas, na área do Largo Argentina, segundo os historiadores,  Júlio César foi assassinado e teria pronunciado a famosa frase do ínicio deste texto, na qual fiquei pensando hoje enquanto estava na livraria e olhava as ruínas pela vidraça.


La Feltrinelli ao fundo e Teatro Argentina na esquerda de quem vê a foto(*).

Gosto muito de admirar, entre outros, os catálogos com as obras de Caravaggio. Exatamente hoje parei no quadro Il bacio di Giuda (O beijo de Judas).


É... a história é antiga... Judas e Brutus conheci alguns nos caminhos da vida. A traição dói tanto quanto as facadas pelas costas, principalmente quando vindas de quem se tem consideração, afeto e amor. No meu caso, agora que estou distante de tais personagens e razoavelmente prevenido contra ambos, perdôo e, de certa forma, agradeço, afinal, "só se atiram pedras em árvores que dão (bons) frutos". As que me atiraram usei para pavimentar a estrada que me conduziu aonde estou.

Lembrei também do recente beijo que um político mineiro deu no então candidato do segundo turno das eleições 2010 para Presidente do Brasil. De fato, "o Diabo é um otimista se pensa que pode piorar o ser humano".

Mas La Feltrinelli e o Largo Argentina oferecem mais. A livraria é um universo no qual a MÚSICA brilha! Pincei algumas frases das paredes do Caffé, que, aliás, é tudo de bom!

1.2.
1. "Senza musica la vita sarebbe un errore." (Friedrich Nietzsche)
(Sem a música a vida seria um erro.)
 2. "La musica è la migliore scorciatoia per le emozioni." (Leo Tolstoy)
(A música é o melhor atalho para as emoções.)

Hoje descobri Stabat Mater, de Tiziano Scarpa.
Antonio Vivaldi está na trama.

O Largo Argentina me lembrou Júlio César e, de tabela, Asterix & Obelix, cuja maior coleção encontrei na Feltrinelli. Nem em Porta Portese tinha achado. Adoooro...

Além disso, nas ruínas funciona a maior e mais famosa colônia de gatos de Roma. Um trabalho voluntário, mantido com doações privadas (nada do governo), que cuida dos felinos abandonados, maltratados, encontrados na rua. Os bichanos vivem no meio das pedras seculares, em ambiente seguro, esperando adoção.


Bem, saindo desse espaço, não me restou que fazer um passeio com meu filho no Circo Massimo aproveitando o sol desse agradável sábado de outono e, admirando a beleza de tudo aquilo...


...exclamar como Obelix que assim traduziu S.P.Q.R., inscrição que se encontra por toda Roma e que na verdade significa Senatus Populusque Romanus (Senado e Povo Romano):

SONO PAZZI QUESTI ROMANI!
(São malucos estes romanos!)
---------------------------------------------------------------------------------
Fotos by Ferrari Neto, Ferrari Jr., (*) Wikipedia, Internet.
PS: Estou de férias. A barba cai fora no dia 01/12 quando volto ao trabalho.